Por volta dos meus 8 anos de idade recebi de presente o melhor brinquedo que já tive na vida, uma bicicleta dobrável “Monaretta” na cor verde, e eu nem sabia me equilibrar naquela maravilha com bagageiro e tudo o mais...uma jóia para meus olhos! Aos poucos fui me aventurando pelas calçadas e becos sem movimento...e com o passar dos anos, lá pelos 12 de idade, ainda estava eu me deliciando com a velha bike ainda “novinha” e brilhando, mas desta vez pelas ruas da cidade. Servia-me para tudo, para ir ao colégio ou à casa de amigos ou somente para dar aquele “rolé” pelo bairro. Subindo e descendo calçadas, desafiando o trânsito pela contra-mão, “rasgando derrapagens”, competindo contra-relógio com outros amigos e ....SPLASH ! Minha primeira e última queda numa bicicleta! Ainda carrego as marcas na boca daquela impressionante queda, ou teria sido uma decolagem? Bem, só carrego na lembrança o antes cheio de emoções e o depois repleto de sangue e lágrimas. Pois é, enquanto criança somos negligenciados pelos adultos quanto às nossas atitudes em cima de uma bicicleta e só quando adultos é que percebemos as responsabilidades desse brinquedo maravilhoso... pelo menos é o que deveria acontecer, mas quase nunca é o que acontece! Vejo preocupadamente muitos jovens e adultos diariamente comprometerem suas vidas em atitudes infantis. Muitos nem utilizam freios porque não existem! O poder público ignora ciclista! Não constrói ciclovias adequadas, não promove campanhas para trânsito de ciclistas (para automóveis tudo se faz), não fiscaliza acessórios e documentos obrigatórios, nada...nada! Não quero entrar nesse mérito. Vamos aqui, de modo informativo, rever algumas dicas importantes que devemos observar em qualquer trajeto que se realize pedalando!
a) Seja educado e pedale seguindo as leis de trânsito, mas antes leia o Código de Trânsito!
b) Use acessórios de segurança (lanternas, retrovisor, roupas claras, capacete). Deixe a bicicleta em ordem para evitar problemas mecânicos e acidentes inesperados.
c) Se existir ciclovia, utilize!
d) Mantenha consigo documentos mínimos de identificação de você e de sua bike. Deixe sempre escrito um número telefônico de contato para o caso de acidente.
e) Seja calmo e tenha paciência com os carros e motos. Se quiser chegar cedo, saia antes.
f) Pedale por locais com menos intensidade de trânsito, e nunca muito próximo ao meio fio.
g) Sinalize suas intenções para que outros possam visualizar sua próxima atitude no trânsito, e nunca faça movimentos bruscos.
h) Cuide da saúde levando água para sua hidratação.
i) Mantenha olhos e ouvidos atentos, não se deve distrair enquanto pedala!
Pedalar é ótimo quando se faz com segurança e prazer, e se você ainda encara a bicicleta como um simples brinquedo...cuidado! Você não é mais uma criança!
Um comentário:
Djanilson, compartilho da mesma opinião. É lamentável que muitos adultos tenham a ideia equivoca sobre o "equipamento" bicicleta...
Abçs, Neto.
Postar um comentário