Guias

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estacionamento em pequenos espaços

Qualquer usuário de bicicleta no Brasil há de convir que espaço para estacionamento de bicicleta na maioria de estabelecimentos comerciais é uma dor de cabeça, apesar do Brasil ser enorme em extensão territorial.
O grande entrave é a falta de criatividade ou mesmo interesse de lojistas em resolver o problema de quem usa a bike para ir às lojas ou shoppings centers. No fundo, o ciclista é sempre esquecido sobre suas necessidades.
O fabricante europeu Velopa desenvolve um sistema para abrigo de bicicletas em pequenos espaços que seriam úteis e fáceis de utilização para a grande maioria de lojas comerciais, repartições públicas, bancos e outros estabelecimentos de longa permanência de usuários.

Um comentário:

Pedalando & Olhando disse...

Estico este desinteresse. Não se desenvolve porque não tem mercado. E não tem mercado porque o poder público, que deveria pensar no melhor para o público, pensa no melhor para o bolso próprio: como ganhar mais com propinas e esquemas de favorecimento! Construir cicloinfraestrutura é mmmmuuuuiiiito mais barato que fazer predios garagem, autoestradas, viadutos e pontes. Logo, comissão muiiiiiiito menor e diluição do favorecimento.
Duas formas de agir. Levar o modelo "carrocrático" ao limite, que existe e é real, e ai como ele implode por si só, o povo obriga os governantes a resolver o problema. Ou cobrar hoje logo, e eles fazerem ouvidos moucos, mas aos poucos mais e mais eleitores passam a nos ouvir, a usar a bike e a cobrar retorno dos empresários e dos gestores. Uma hora, as duas tendências se encontram e o país entra, NA MARRA, no modelo em que a bicicleta passa a ter valor. Demora, mas vai acontecer porque o modelo carrocratico uma hora vai implodir mesmo...