Guias

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A arte pede passagem !

Um artigo publicado ainda ontem, domingo 03, no jornal De Fato aqui da cidade me encheu de satisfação pelo reconhecimento de um artista mas, ao mesmo tempo, de profunda lamentação pela falta de apoio e atenção dada aos representantes culturais do país. Segue na íntegra o artigo publicado:

A vida, o jeito e o talento do poeta Antônio Francisco cruzam as fronteiras do Estado e levam para as telas dos cinemas um 'tesouro' em forma de gente, para quem quiser conhecê-lo. Tem sido assim desde que o curtametragem 'O poeta e a bicicleta' passou a ser apresentado em festivais de cinema pelo Brasil após sua exibição dentro do Projeto Curta Mossoró, realizado em 2010. E não há quem não se encante pelo poeta e por sua simplicidade. Principalmente porque não há 'arrudeios'. É pura verdade em forma de imagens. Para os mossoroenses acostumados a cruzar com Antônio Francisco nas ruas, nas praças, nos eventos culturais, é fácil pensar que 'de tão nosso' Antônio não precise de mais essa homenagem. Mas, basta perceber a reação dos que o conhecem apenas pelo que ele já publicou para entender que ele merece, pelo talento e a sinceridade de seus versos.O documentário de curta metragem O poeta e a bicicleta (12 minutos) é dirigido por Gustavo Luz, Thalles Chaves e Toinha Lopes, retrata o cotidiano de Antônio Francisco expondo suas duas paixões: a bicicleta e a poesia. Traz depoimentos dos seus amigos e seus versos. Já foi exibido no Cine Carajás (Festival de Cinema de Parauapebas - PA), em 2010, e está inscrito no Cine Sul (Festival de Cinema no Rio de Janeiro), Cine PE (Festival de Cinema do Pernambuco). Agora o vídeo foi selecionado para uma importante mostra competitiva dentro do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que acontece de 26 de abril a 1o de maio no cinema São Jorge em Lisboa. A grande questão é que a equipe precisa de ajuda de custo. "Estamos realizando uma verdadeira campanha de sensibilização para mostrar a importância de levarmos esse vídeo ao festival representando e exaltando o nome da cidade de Mossoró. Estamos a todo o tempo mostrando essa importância porque não vamos a passeio, mas para ampliar as possibilidades de mostrar e realizar outros trabalhos culturais. A ideia é levar Antônio Francisco, lançar sua obra na Europa e fazer um documentário da viagem para exibir no retorno ao Brasil", explica Thalles Chaves. Para tentar viabilizar essa ida, um projeto já foi encaminhado a diversas instituições como a Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Petrobras, Gerência Executiva da Cultura de Mossoró, Secretaria da Cidadania, dentre outros. "A Prefeitura de Assu, que não tem nada a ver com a história, já concedeu a ida de Gilvan Lopes, que fez as xilogravuras que abrem o vídeo. Queremos que a cidade do poeta, Mossoró, entenda a importância de estar representada no festival. É o nome da cidade que está atravessando o oceano. Quando um produto audiovisual de Mossoró foi selecionado para uma mostra competitiva de um festival de cinema na Europa? É uma grande oportunidade de se valorizar os talentos dessa cidade", ressalta Thalles.

Como se trata de um festival itinerante, a equipe que realizou o filme acredita que o filme vai poder percorrer os países que fazem parte da comunidade da língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Macau na China, e que também participam do evento em Portugal. A grande preocupação de toda a equipe é a corrida contra o tempo para obter essa ajuda de custos. Cada dia sem respostas, o prazo fica menor e as chances de participar do FESTin também. As empresas, empresários e instituições que tiverem interesse em ajudar ao poeta e aos membros da equipe do documentário a alçar mais esse importante degrau terão seus nomes e marcas incluídas nos produtos culturais oriundos da viagem. Para ajudar podem manter contato com o grupo através de e-mail thalles_chaves@hotmail.com e pelos telefones: (84) 3316-9182 e 8819-5109.

Nenhum comentário: