Guias

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bicicleta tem trânsito livre, mas exige cuidados!

Presenciei um pequeno acidente provocado por um motociclista que, em disparada, avançava entre os carros enquanto o semáforo se encontrava fechado e, de modo inadvertido, atingiu duas crianças que atravessavam a rua por entre os carros parados. Apesar de pequenas contusões com as duas crianças, tudo se normalizou. Isso me provocou reflexões sobre o comportamento de alguns ciclistas que também não observam atentamente o comportamento de alguns pedestres que costumam atravessar por entre os veículos perante um sinal vermelho. Ficar de olhos abertos em trânsito parado é muito mais necessário do que se pode imaginar. Crianças ou animais surgem de maneira súbita, atravessam sem a devida cautela e um acidente pode ser inevitável. Portanto, todo cuidado é pouco. Um ciclista desavisado pode sofrer conseqüências ainda piores que a do pedestre em função de sua provável queda no impacto ou susto inesperado. Ao se aproximar de um engarrafamento ou de uma fileira de carros parados em cruzamentos, o melhor é diminuir significativamente a velocidade da bicicleta, observar atentamente a aproximação de motociclistas que sempre estão vindo pela retaguarda, olhos também atentos aos passageiros de veículos que costumam abrir a porta dos automóveis sem precaução e, principalmente, calcular o modo seguro de transitar sem a surpresa de pedestres que podem estar circulando em pontos cegos por entre os carros. Costumo utilizar retrovisores e observar acima do teto dos veículos sobre esses perigos, mas isso não garante muita coisa! Pratique um pedal com segurança defensiva, sua integridade física agradece.

2 comentários:

daguvasco disse...

É isso mesmo, alem de cuidarmos de nos temos que cuidarmos do proximo, pois infelizmente nosso parachoque é nosso peito rs.
Aqui em Cwb tbm é assim, senhores do nada decidem atravessar fora da faixa e a gente que ta de magrela tem que estar esperto senao ja viu...
Se cuide
Aquele

DJANILSON disse...

Pois é meu caro Daniel, cuidados básicos são necessários nesse mundo onde pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas precisam circular! Que cada um faça sua parte e tudo será melhor, cicloabraços!