Guias

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um trânsito sem educação!

Diariamente se verifica nas avenidas desse país um verdadeiro absurdo de irregularidades no trânsito em decorrência de um simples costume motivado pelo poder público: a impunidade. Percorrendo as ruas da cidade com olhos de “guarda” é possível identificar uma população de delinqüentes do trânsito com muita facilidade, e isso graças a um conjunto de fatores conspiradores do povo e seus governantes. Apesar das últimas propagandas sobre o avanço do poder econômico das massas, em nada isso reflete o comportamento humano vivido no ambiente de trânsito urbano. A guerra vivida por pedestres, ciclistas e motorizados é algo lamentável de se observar por qualquer ser extraterreno. No fundo, as vias de circulação deveriam ser locais de exercício dos padrões de ética e solidariedade de um mesmo contingente que compartilha alimento e abrigo numa mesma cidade, mas parece não querer dividir o seu caminho com mais ninguém. Falta a essa gente o discernimento sobre a vida em sociedade com respeito e educação. A ausência da autoridade fiscalizadora é outro agravante e estimula a irracionalidade que está em todos. Os pífios programas de educação para o trânsito através de panfletagens, outdoors e propagandas na mídia pouco têm a oferecer ante uma omissa ação fiscalizadora da lei e da ordem. É necessário investir em medidas de longo prazo. A educação é complementar a outras atitudes sócio-colaborativas e precisa ter como foco os jovens e as crianças. O que torna difícil esse horizonte é presenciar as atuais formas de governar que incentivam a compra de automóveis como uma saída de mobilidade sem nenhum compromisso com a qualidade de vida e saúde de seu povo.   

2 comentários:

Bikelando disse...

Acho que nunca se vendeu tantos carros quanto nos últimos 5 anos. Aqui no litoral o problema se agrava durante os meses de verão, quando o número de habitantes nas cidades é multiplicado, assim como o número de veículos em circulação, gerando um trânsito que me faz lembrar de São Paulo.

DJANILSON disse...

De modo geral,isso é o que se verifica em todos os lugares do Brasil. Vivemos hoje o "entupimento" de nossas ruas e avenidas além, é claro, de todas as outras sortes de lixo urbano. Cicloabraços.