Embora me baseie em um estudo realizado há dois anos pela University of New South Wales em Sidney, Austrália, , é na realidade uma pesquisa atualíssima pelos objetivos e fatos ora verificados no mundo inteiro. Parece paradoxal, mas o aumento no número de ciclistas circulantes nas ruas e avenidas de nossas cidades diminui sensivelmente a estatística de mortes e acidentes provocados por colisões entre veículos motorizados. Numa cidade que eleva em duas vezes o número de ciclistas, haverá redução de cerca de um terço de sinistros ocasionados por veículos automotores. Isto não se deve pela redução de carros, mas pelo comportamento a ser adquirido por motoristas que passam a observar mais atentamente o seu modo de dirigir quando estão mais ‘cercados’ de ciclistas e pedestres. Outro paradigma gerado é o maior incentivo para que mais motoristas deixem seus carros e passe a utilizar a bicicleta como transporte. Para os realizadores desse estudo, é importante que os governantes focalizem os benefícios da bicicleta em relação à saúde, meio ambiente e também ao lazer. A abordagem sistemática de requerer apenas a segurança para ciclistas funciona de maneira negativa e colabora não incentivando o aparecimento de novos ciclistas por uma razão muito simples: a criação do medo em toda a sociedade em torno da bicicleta.
2 comentários:
dj... remeti o link para o coordenador do Grupo de Trabalho das CICLOVIAS METROPOLITANAS na Secretaria das Cidades, tanto o seu quanto o do artigo original. Quem sabe ajuda! Isso vem sendo batido e rebatido tem tempo. Eu mesmo noto isso. Mas te confesso que desconfio se as nossas "mulas" motoristas seriam capazes de perceber e cuidar da gente enquanto ciclistas. Acho que precisa tb conscientizar a todos, campanha maciça pra fazer a cabeça dos motoristas... E concordo com vc, sobre a historia do medo. Nada de ficar cobrando apenas segurança para o ciclista. Pedalar é seguro, muito mais do que andar ou usar a moto (dados da ANTP, mostram que se morre mais como pedestre ou motociclista que como ciclistas, e a diferença é absurda!)...
Sua iniciativa é ótima, espero que nossos esforços jamais sejam em vão! Minha experiência mostra que esse comportamento do motorista é uma realidade mesmo! Qdo morei na capital alencarina, observei que o crescimento de carros e a "diluição' de ciclistas proporcionou mais desrespeito por parte dos motoristas por se sentirem a maioria esmagadora. Qdo aqui cheguei em Mossoró há 12 anos, a realidade era outra. Muitas bicicletas e motocicletas se espalhavam pela cidade e isso dava um certo 'medo' em grande parte dos motoristas, mas hoje a coisa tá mudando com o aumento absurdo de carros...minha esperança é que se abram os olhos para o crescimento absurdo da violência, inclusive, do trânsito!
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