Guias

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Intertrigem

Intertrigem é uma inflamação eritematosa cutânea em área em que ocorre atrito. Este tipo de lesão é bastante comum aos ciclistas iniciantes e mesmo em veteranos. O que acontece é que durante os primeiros sinais de assadura, costumeiramente, não se toma os devidos cuidados a fim de evitar maiores complicações. As regiões de maior sintomatologia são as áreas de contato com o banco da bicicleta, portanto, aproveite para comprar um bom selim e bermudas acolchoadas que ajudam bastante na prevenção. Mas, não é só isso! Eis algumas orientações sobre alguns cuidados básicos:

a. Antes de tudo, higiene é fundamental para evitar infecções e agravamentos nos locais de assadura. De preferência, tome um banho antes e depois da pedalada ou, pelo menos, mantenha-se limpo na região da virilha.

b. Bermudas precisam estar sempre limpas antes do uso, portanto, ao chegar da pedalada lave-as imediatamente.

c. Ao perceber alguma irritação cutânea, tenha em mãos uma pomada anti-séptica para aplicação local (Hipoglós).

d. Outro aspecto interessante é se manter depilado na área próxima aos genitais, a constante fricção entre a pele e os pelos são os grandes vilões, bem como local de guarida para fungos e bactérias.

e. Como prevenção é bom utilizar uma pomada (Hipoglós ou outra similar) nas partes do corpo que estão sob maior risco. Algumas lojas de material esportivo vendem produtos anti-sépticos importados de melhor qualidade.

f. O uso de um selim acolchoado com gel é uma boa opção de conforto, mas evite algumas capas de gel que não melhoram o seu banco original e ainda faz com que seu corpo fique oscilando de um lado para o outro aumentando o atrito.

g. Mantenha a sela bem nivelada e paralela ao chão. Outro detalhe é manter a altura correta de acordo com seu porte físico.

h. Nos casos de uma irritação já instalada na região da virilha, realize aplicações de pomada antibiótica à base de Neomicina que tem a função de evitar o desenvolvimento de bactérias no local. Enquanto o processo não cicatriza o melhor é não pedalar! Em processos inflamatórios que tendem a aumentar, a melhor dica é solicitar ajuda de um dermatologista.

2 comentários:

daguvasco disse...

boas dicas.
Agora pra não ocorrer isso, não pedalo mais de cueca nem boxer, so a berma de ciclismo e outra berma por cima.
Antes com qualquer um dos dois - cueca e boxer - me assava, agora não.
Tem gente que nao curte, mas ja me acostumei...
Aquele

DJANILSON disse...

Valeu, Daniel! Gde abço!