Guias

sábado, 7 de agosto de 2010

Draisiennes futuristas

Desde 1816, quando o alemão Karl Friedrich Drais projetou a primeira bicicleta com um sistema de freio e direção, a bicicleta tem sofrido poucas inovações em seu design que representem relevância no seu uso cotidiano. De certa forma, ela tem se renovado pelo mundo afora com modelos estilizados e modernos, diferentemente do Brasil que nada de inovador trouxe a esse conceito futurista. Embora esses modelos encham nossos olhos, são protótipos criados por diversos designers que contribuem para uma visão futurista de nossas bikes. Vale a pena conferir esses dez notáveis projetos, escolha sua preferida:

ANIMAL, de Alex Suvage : Inspiração barroca construída em fibra de carbono e titânio em seu chassi e rodas.

ORYX, de Harald Cramer : Design inovador feita em fibra de carbono numa única estrutura de assento, quadro, suspensão e guidon. Maravilha!


WILD BUFALLO, de Jason Su : Tradicional e novo se misturam com estrutura única do quadro em largos tubos de alumínio, selim em balanço e garfos de peça única instalados em lados opostos.


DAVID LARSSON : Construída para uso diário, ela possui peças fortes com suspensão em molas e freios a disco.
RED, de James Thomas: O seu quadro vermelho é de uma só peça.



FERRARI : A construtora Ferrari desenvolveu um projeto integrado em que todas as partes da bike se fundem com selim suspenso, pedaleiras retas, eixo traseiro ligado ao quadro e as cores fortes da Ferrari.


IZZY : Toda em plástico, selim reto e sem tubos de encaixe, garfo dianteiro fixo no quadro.

TONG CITY, de Rudi Moosmeier: Desenvolvido na China, é um modelo com iluminação por leds embutidos no quadro em forma de U deitado e projetada para andar durante a noite, suspensão traseira tipo pró-link com transmissão por correias.

NULLA, de Bradford Waugh: Um novo conceito minimalista, muito atraente, quadro em V deitado com um selim em sua ponta, roda presa fora do eixo central e num sistema deslizante tipo roldana. No mínimo, muito estranha!
POLYGON, de Reindy Alendra: Bela e moderna em seus conceitos é uma bicicleta com quadro curvo, e ainda tem um Ipod que recarrega ao pedalar. Fantástica! Nessa eu adoraria pedalar!

Nenhum comentário: