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sábado, 4 de setembro de 2010

O raio quebrou, e agora?

Aconteceu comigo! Essa é uma ocasião rara, mas aquele passeio que ia tão bem, de repente ocorre um estalo e a roda parece desalinhada. É um raio quebrado! Você precisa parar de imediato ou vai piorar a situação de todos os outros raios. Se não quiser voltar empurrando, existe uma solução, afinal você não dispõe de peça substituta e nem de mecânico no meio do caminho. Então, aqui vai uma solução ‘gambiarra’ ou ‘quebra-galho’ como queiram! Só há um probleminha, você vai precisar de uma chave de raios, no mínimo! Portanto, o ideal é ter sempre uma dessas guardada em sua bolsa, além de um raio de tamanho adequado ao aro e um niple caso opte por trocá-lo ali mesmo! Lembre-se que raios fixados no lado direito do cubo puxam o aro para direita e os fixados na esquerda puxam o aro para a esquerda. Outra coisa, ao girar a chave de raios no sentido horário, você aperta o raio. Girar no sentido anti-horário, você afrouxa o raio! Lembrando que vamos fazer um ‘quebra-galho’ apenas, pois o correto mesmo seria a troca do raio. Como isso exige um pouco mais de perícia, vamos dar uma pequena alinhada para seguir em frente! Primeiramente localize o raio, se não puder retirá-lo é só prendê-lo com fita ou fio no raio mais próximo. Se um raio da direita (por exemplo) se quebrar, você deve soltar os dois raios vizinhos da esquerda e apertar os dois vizinhos mais próximos da direita, para que a roda se desloque para a direita, entrando em alinhamento. Usando as sapatas do freio como referência de alinhamento, você deve ir revezando lentamente entre os raios dando um quarto de volta com a chave de raios ( aperta um, afrouxa outro, aperta um, afrouxa outro). Com calma e devagar o aro vai se alinhando! Um último lembrete, como não foi realizado substituição do raio é importante saber que a roda está enfraquecida. Volte para casa devagar, marchas leves, evite pedras e buracos e nada de pedalar em pé para não forçar o conjunto. Muito bem, o melhor mesmo é que não aconteça, mas se acontecer já sabe como se virar!

4 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

DJ... Vc está falando de MTB ou SPEED neste post? ...sei que desalinha, mas dá para rodar um pouco (20-30km) com ele quebrado - prende ele noutro raio para não ficar batendo mas segue! Já precisei umas 3 ou 4 vezes, rodei, desalinhou, troquei, realinhou, pronto! È minha mesma roda com quase 6.000 km rodados, e continua em cima!... Não deve ser o RECOMENDADO, mas não acho realmente critico!

DJANILSON disse...

Boa pergunta Rogério, na verdade se fosse em minha Speed a coisa seria mais complicada, pois ela possui outro modelo de raiação(raiação a dois). Mas ocorreu na MTB e, por ela ter uma raiação a três ficou mais simples resolver. E, como vc falou, até dá pra seguir em frente dependendo se ocorreu na roda dianteira, traseira,do lado direito, ou do lado esquerdo onde está a catraca. Dependendo do local onde quebra, há maior ou menor tensão sobre os outros raios e isso pode inviabilizar o movimento da roda!

Pedalando & Olhando disse...

Realmente Dj... nas vezes que quebrou raios comigo, foi na roda dianteira. Acho que se fosse na traseira seria bem pior, apesar de que meu pneu traseiro é balão e roda com 60lbs, distribuindo meu "corpitcho de bailarino espanhol" em uma área maior para ficar mais confortável. E reduzindo a pressão nos raios. Pode ser que em outras situações, parar e improvisar algo como vc sugeriu fosse mais do que necessário, mas obrigatório!

DJANILSON disse...

Valeu Rogério!