Guias

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pedalar é preciso!

Quando observo os movimentos pró-ciclismo que acontecem em todo o país é que vejo claramente a grande desigualdade que aqui existe, e não é só econômica não! A desigualdade social está acompanhada de desigualdades de pensamento, de cultura, de credo, de conhecimento, de coragem, ...enfim, de tudo. É assim que o Brasil encaminha suas reivindicações, com hipocrisia e egoísmo!  Isso está incrustado no povo e, consequentemente, nas políticas públicas do desprezo. O ‘biker show’ que por aí desfila em seus movimentos ciclísticos de lazer nada conhece sobre transporte urbano ou mesmo tem qualquer afinidade para desfazer o desequilíbrio urbano em que vive, pois os beneficiados ‘apenas’ serão os mais desprestigiados que não têm voz e sua integridade sempre estará à sorte de algum interessado que possa vir num disco voador, talvez!  Cada vez mais me convenço sobre a inutilidade de uma ciclovia nova inaugurada ou de um projeto mirabolante engavetado que beneficie usuários em suas bicicletas populares ou quaisquer pessoas, independentes de classe, que acreditam na bicicleta a exemplo de muitos outros povos lá fora. Os exemplos seguidos nos maiores centros culturais da bicicleta ainda é uma esperança de continuidade de luta para o resto do país. São essas ilhotas de visão futurista que fomentam a vontade de jamais desistir por um país mais inteligente e de melhor qualidade de vida. É preciso apenas pedalar, eu sei, mas que essas pedaladas sejam de compromisso, de solidariedade e de exemplo. O Dia Mundial Sem Carro passou quase esquecido, mas o protesto diário não passará!  

3 comentários:

Bikelando disse...

Aqui onde eu moro também não tivemos manisfestações no DMSC, porém o manifesto é diário com os milhares de ciclistas urbanos que invadem as ruas da cidade. Estes sim estão trazendo o futuro.

daguvasco disse...

Aqui em Curitiba tivemos a marcha das 1001 bikes ou bicicletada.
Foi legal, mas acho que nao conscientiza o pessoal.
Pois por causa de um ou de outro, quem dirige acaba ficando com raixa de todos.
Digo e repito, temos que ter educação e respeito ao proximo.
O que adianta, ser solicíto na missa por exemplo e na hora que for sair do estacionamento querer passar por cima de todos? aconteceu isso no domingo aqui.
Infelizmente a educação é a base, porem como anda esse mundo, nao vai mudar nunca.
É a lei de Gerson, todos querem tirar vantagem, e nao to indo longe.
Ontem fui embora de bike, como sempre, acreditam que levei um sinal de luz, pois estava no acostamento, e aqui em CWB muitos carros andam no acostamento e eu estava atrapalhando o fdp?????
Tive que sair pois nao saberia o que ele iria fazer...
Educação e respeito...

DJANILSON disse...

Pois é isso amigos, bicicletas existem e muitas no país! O que falta é ciclista para usá-las diariamente e fazer valer seus direitos!