Guias

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CICLISMO DEFENSIVO

Toda pessoa que usa sua bicicleta no ambiente urbano sabe o quanto é importante ficar atento ao trânsito. Muitos motoristas já ouviram falar em direção defensiva, mas poucos ciclistas conhecem a prática de um pedal defensivo. Esse é o nosso propósito de hoje, ou seja, passar algumas dicas para sua melhor segurança.

1. Trajeto: Avalie antecipadamente uma melhor rota para ir ao trabalho, escola ou até mesmo ao lazer. Evite grandes avenidas com trânsito ‘pesado’ com circulação de caminhões e ônibus, pois haverá uma disputa desleal pela faixa da direita e fatalmente o ciclista será ‘empurrado’ para a calçada. Nem sempre o melhor caminho é o mais curto, portanto, seja prudente e tenha bom senso.

2. Trajes: Utilize roupas claras para que sua visibilidade seja maior e não esqueça de usar capacete, de preferência, com faixas refletoras para o período noturno.

3. Posicionamento: Nunca trafegue pela contramão, evite ângulos cegos dos automóveis e sempre sinalize suas intenções ao mudar de direção.

4. Comportamento: Não seja agressivo com passagens forçadas e desrespeito à sinalização do trânsito. Pedale atentamente e esteja sempre preparado nos casos de freada brusca. Filas de veículos podem trazer surpresas, portanto, muita atenção com abertura de portas repentinas ou pedestres que atravessam a rua entre os carros. Seja cortês e dê preferência aos pedestres.

5. Acessórios: Buzina, retrovisor e faixas reflexivas são obrigatórios na bike. Sempre que possível treine sua visão periférica para observar o que passa ao redor. Jamais use aparelhos que atrapalhem sua audição, ouvir e treinar o sistema auditivo no trânsito ajuda, em muito, na prevenção de acidentes.

6. Manobras perigosas: Muitos acidentes podem ocorrer devido aos carros que forçam a ultrapassagem e vira à esquerda ou à direita a frente do ciclista de maneira inesperada. Outro fato comum é o aparecimento surpresa de automóveis invadindo a via preferencial em cruzamento a frente do ciclista. Muita atenção e velocidade diminuída nos cruzamentos.

Portanto, pedale seguramente mas sem a obrigação de seguir timidamente, apenas seja precavido!

Um comentário:

daguvasco disse...

outra excelente dicas.
Do jeito que está o transito, nunca é demais ser precavido.
Aquele