Guias

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Câmera no guidão e bicicleta no pedal

Se você é um daqueles entusiastas de foto e vídeo e adora pedalar, acho que tenho uma boa idéia para que você possa conciliar as duas coisas. No site da Photojojo há uma matéria em inglês muito interessante para você montar sua câmera ao guidão da bicicleta de maneira fácil e barata, melhor ainda é que se torna facilmente removível. Ainda não testei, mas caso alguém queira se habilitar antes deixo aqui as pequenas dicas. Se você encontrar dificuldades na minha ilustração, sugiro que consulte o link acima. Bem, a primeira coisa é obter o material que irá precisar na montagem conforme os itens da primeira foto: sua câmera, um alicate, uma chave de fenda, um parafuso e porca com bitola compatível à sua câmera, uma arruela de metal, duas anilhas de borracha, uma porca tipo borboleta, uma abraçadeira de plástico, um pedaço de borracha que servirá como calço e seu cérebro.
Em seguida, monte a abraçadeira no guidão e use a tira de borracha para melhor ajuste necessário.
Faça o encaixe do parafuso conforme a foto.
Ponha a anilha de borracha, a arruela e depois aperte o conjunto com a porca utilizando seu alicate.
Nesse momento, utilize a porca borboleta com as asas para baixo e use a última anilha de borracha.
Pegue sua câmera e encaixe-a na rosca situada no lado inferior, e pronto!
Agora é sair pedalando e filmando com as mãos livres para seu maior conforto. Veja também o pequeno filme dessa aventura em ação lá no site!



2 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

Dj... já tinha visto a materia na Photojojo. Tenho apenas de te avisar que as câmeras não foram feitas para serem sacudidas, e ela são muito quando presas em um guidon. Realmente, deve diminuir a vida útil da câmera, então é usar com parcimônia. Eu uso a minha pendurada no pescoço. Tenho até como prende-la no guidon, mas afora fazer filmes dos quais a gente enche logo, acho a solução muito limitada. Com ela presa pelo pescoço fotografo por cima do ombro, pelo lado, do alto, de baixo. etc. Claro que precisa desenvolver uma certa habilidade de fotografar sem ver, apenas apontando e atirando (mas afinal é para isto que serve mesmo uma POINT-TO-SHOOT né mesmo? hehheh)!Eu uso um cordão de crachá pra prender a minha canon a470. E funciona bem. Creio que como todo objeto que se presta a executar uma função, é preciso se pensar bem naquilo que ser quer fazer até antes mesmo de adotar uma forma como esta de prender a câmera e arriscar sua vida útil.Se a pessoa vive fazendo RIDES radicais, descendo ladeiras desenfreadas, projetos radicais, cheios de lama e aventura, e se não tiver muito amor a 300-400 reais, esta pode ser uma boa solução. Em tempo, vc tb pode prende=la no canote, voltada para trás, ou no quadro, na lateral voltada para frente pegando o visual para frente e incluindo partes da sua propria bike. Idéias existem, basta analisar a relação custo-benefício.

DJANILSON disse...

Rogério, certamente a idéia é mais voltada para uma diversão mesmo! Quanto a relação de custo-benefício, isso vai ter que ficar por conta do usuário...heheh!