Guias

terça-feira, 13 de abril de 2010

O macaco tá certo!



Esse velho bordão foi bastante repetido na década de 80, e tinha lá suas razões! Acredito que Darwin imaginou, com a publicação do livro “A Origem das Espécies” em 1859, uma solução definitiva para tantos questionamentos sobre a origem do homem até então. Sua teoria se baseia na luta pela existência, uma competição entre indivíduos de capacidades diversas. Os mais bem adaptados são os que deixam maior número de descendentes e, claro, o homem com sua origem nos antigos primatas. Porém, anos antes, Jean-Baptiste Lamarck já doutrinava que o ambiente provoca no indivíduo modificações adaptativas; só que estudos posteriores demonstraram que os caracteres assim adquiridos não se transmitem à prole como ele previa. Bom, deixemos de lado esse estudo biológico e analisemos a performance do primata pós-moderno. Evoluímos? Em minha opinião, depende do ponto de vista! Se quisermos ver resultados científicos e avanços tecnológicos, sem dúvida que evoluímos! E quanto às relações sociais? Aí a história é outra! Algumas sociedades até bem sabem como utilizar novas tecnologias para o bem-estar de todos, enquanto outras... E o que isso tem a ver com minha bicicleta? Mesmo sem uma origem devidamente oficial, a bicicleta vem atravessando gerações com documentos registrados desde a época da civilização egípcia. Assim como outras invenções que se sedimentaram por sua utilidade, uma bike ainda é a representante mais perfeita pois alia locomoção, preocupação ambiental e saúde. Pois é, minha bicicleta é uma memória viva das adaptações criadas por parentes primatas tão longíquos. E num é que eles estavam certos! Sim, o macaco tá certo! Ninguém discute que pedalar renova o espírito, melhora a circulação sanguínea, ajuda na aeração pulmonar, estimula a liberação de hormônios, permite o deslocamento e transporte de milhões de pessoas, não emite poluição, e tantas coisas mais. Quando você pedala, você estimula uma cadeia evolutiva humana que inclui também o respeito ao outro, e isso não acontece nem quando se utiliza animais ou veículos com tração animal. A bicicleta põe o homem em contato com o homem, e não com uma máquina ou um animal. Daí vem a importância de tão bela invenção nas relações sociais quando saímos por aí a pedalar. Pedale, respire o ar que contém aquelas mesmas moléculas que remontam à era dos antigos primatas e ainda beba a mesma água desde quando éramos um planeta dos macacos! Mas será que precisava justificar tanto? Não, meu caro, eu só queria entender!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é meu caro, há muito tempo a bicicleta vem sendo um meio de locomoção mais barato, saudável e ecologicamente correta. Onde podemos perceber que em alguns países como a Holanda se fazem o uso de bicicletas tanto para o lazer como para a locomoção para o trabalho (meio de transporte) se bem que existe uma boa estrutura como ciclovias, sinalização etc. Aqui no Brasil, infelizmente não temos tal educação para isso... Ostentamos muito o poder e não uma melhor qualidade de vida preferiu sair de casa para o mercado de carro do que numa bike. Deixamos de lado um pequeno esforço que acarreta numa melhor qualidade de vida para viver no conforto do sedentarismo.
Moises Halison M. de Almeida
Bacharel em Gestão Ambiental

DJANILSON disse...

Caríssimo Moisés, obrigado por sua colaboração e opinião aqui no blog! Valeu por todas as considerações feitas! Gde Abrç.