Guias

domingo, 29 de agosto de 2010

Carta aos futuros motoristas

Uma idéia apresentada pelo ECOURBANA há mais de um ano é digna de repasse aos leitores aqui do blog como forma de conscientização social. Segundo JP Amaral, sua intenção foi aproveitar o tempo ocioso dos mais diversos candidatos nas filas de Detrans e Auto-escolas de São Paulo para apresentar um panfleto denominado "Carta ao futuro motorista". Para os interessados em divulgar essa informação, apresento aqui o modelo da carta distribuída que apresenta o seguinte teor:

Caro(a) futuro(a) motorista,

Você está prestes a se tornar mais um entre os mais de 100 mil motoristas habilitados anualmente e, se adquirir um carro, mais um entre os 3,5 milhões automóveis que circulam pela cidade de São Paulo todos os dias – Boa sorte!
Nesta trajetória para obter uma carteira de habilitação é bem provável que você não tenha ouvido falar sobre os cuidados que os motoristas devem ter com os ciclistas no trânsito. Para isso, dispomos aqui algumas informações para compartilharmos o trânsito com segurança e respeito:
1- A bicicleta é um veículo previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
2- A circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nas beiras das vias, no mesmo sentido de circulação, com preferência sobre os veículos automotores. (art. 58, CTB).
3- Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas (art. 38, CTB), sempre sinalizando com seta.
4- Ao ultrapassar uma bicicleta, reduza a velocidade (art. 220, CTB) e mantenha distância lateral de 1,5 m (art. 201, CTB).
5- O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres (art. 68, CTB).
Se um dia estiver apressado no trânsito, pense na seguinte questão: sua pressa vale uma vida?

Um comentário:

Diego Basilio disse...

Concordo plenamente no que tange a segurança de qualquer indivíduo seja pedestre seja ciclista, no entanto o que não podemos esquecer são as atrocidades que são cometidas por ciclistas todos os dias, daí jogar a responsabilidade ou a culpa por tudo que ocorre no trânsito aos motorista é um fator complexo, pois estamos apenas colocando nos abstendo de uma responsabilidade. O trânsito não se faz apenas com veículos automotores, logo temos que pensar em soluções mais concretas como: vias específicas para cíclistas; modificações no código de trânsito no que se refere aos ciclista como: capacitações, idades mínimas para condução em determinadas vias,etc.
O diagnostico desta situação é bem mais complexo do que apenas salientar o que ja sabemos (os deveres do motorista automotor).