Guias

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Geração Saúde!

Tenho presenciado com bons olhos o crescimento contínuo de adeptos do ciclismo. Nos últimos dois anos tem sido notório a participação de jovens e adultos que circulam aqui pela cidade com suas bicicletas, principalmente nas primeiras horas da manhã! E esta atividade se dá não apenas pelo uso como meio de transporte, mas como opção de modalidade esportiva. Algum tempo atrás eu via, durante minhas pedaladas semanais, uma participação crescente embora muito tímida. Hoje o que se observa é um crescimento de ordem geométrica entre homens de modo geral. As faixas etárias são variadas, e os jovens me parecem ainda estar em grande maioria. As mulheres permanecem com uma participação muito pequena, preferindo as caminhadas. E eu me pergunto, muitas vezes, sobre a razão deste pequeno índice de mulheres ciclistas. Talvez lhes falte o incentivo, a companhia, a coragem ou mesmo o esclarecimento dessa atividade divertida e saudável como esporte. Mudar isso é preciso! Afinal, o charme feminino é algo indiscutível em qualquer área de sua participação.

 Aos meus vinte anos de idade a bicicleta era algo tido como um veículo perigoso. Não era sinônimo de esporte. Para isso as opções eram futebol, vôlei, natação, surfe, etc...etc... Atualmente me sinto integrado entre jovens ciclistas principiantes, adultos veteranos e até praticantes de terceira idade. E isto é muito bom de ver. Mas como tudo tem seus contratempos, minha opinião é que já está na hora de gestores entrarem em cena para oferecerem um apoio informativo nas áreas de saúde e trânsito a esses novos praticantes em grande número. Outra diretriz pertinente é a destinação de áreas seguras, bem como de ciclovias especiais de circulação. A grande circulação de pedestres em caminhadas junto aos ciclistas, logo nas primeiras horas da manhã nas avenidas da cidade, me passam certa intranqüilidade, insegurança e medo de acidente. Por outro lado, sinto-me lisonjeado em poder conviver com uma Geração Saúde cada vez mais crescente, e muito mais me agradaria se as políticas públicas acompanhassem o anseio próspero de uma juventude em busca de uma qualidade de vida melhor para o corpo e mente.

2 comentários:

Lowfill Tarmak disse...

Oi meu amigo. Muito legal isto de que a bicleta este ganhando mais adeptos.

Com respeito as mulheres na bike eu li por alí que um bom indicador de que a infraestrutura de uma cidade e apta para bicicletas e o numero de mulheres nas estradas. A mulher pensa mais na segurança que nos os homes. Quando uma mulher da o voto de confiança em uma estrada em um bom indicativo de que e segura (alem ter algumas mulheres malucas tambem). Ter mulheres asi seja de a poco e um bom indicador.

Eu tambem espero ver mais por alí, sua presença faria muito mais legais as pedaladas :D

DJANILSON disse...

Perfeita sua observação, meu caro amigo! Não há dúvidas que as mulheres são mais criteriosas em suas escolhas, e a segurança é um ítem fundamental para que haja mais mulheres participando! Muito obrigado pelo seu comentário.